Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

sexo é vida desde pequenininho

Meus meninos de 7 anos começaram a falar de sexo. O que é sexo, mãe? fora alguns borburinhos que ouviram de amiguinhos, uns mais saidinhos pra idade, outros nem tanto...
e veio a dúvida de como abordar isso tão cedo.
Ouvi pessoas que me ajudaram muito a me organizar. fiquei calma e fui em frente.
ontem à noite, propus uma conversa, sentada no colchão na sala, enquanto um jogava dominó e o outro lia piadas.
paramos por 10 minutos e fizemos um círculo. olhamos nos olhos. abrimos o coração. "o que querem perguntar sobre isso?" e as perguntas logo chegaram, como caracóis depois da chuva. Uma paz imensa em mim e confiança de que era o certo a fazer, me colocaram numa posição muito tranquila. Nem amiga pra falar bobagem, nem mãe para reprimir. Apenas orientadora. Mostrei fotos do corpo da menina e do menino, resumi para que os casais se encontram e por que num determinado momento, como qualquer outro animal, optam por fazer sexo. Lembrei dos conselhos de minha amiga que disse "leve sempre para o prisma do afeto, sexo com afeto". e me limitei na justificativa da Reprodução Humana. "só deixe alguém encostar no seu corpo com sua permissão" e " pra fazer sexo o  casal tem que se gostar" foram momentos dessa gostosa e proveitosa conversa.  Por enquanto acho que é o que precisam ouvir. Mais pra frente, avançaremos mais um passo, um de cada vez.
Acho que o mais importante foi abrir o canal, honesto e positivo pra falar de sexo em casa. Afinal, sexo é vida, é de onde viemos, é bonito e natural. Só precisa ser trazido às claras e ser tratado no tempo certo.

Um ar de confiança se fez na sala, no meio do colchão, do dominó e das piadas. No final, perguntei "mais alguma coisa que queiram saber ?". e o Pedrinho "posso ligar a luz agora pra ler a piada?". terminei dizendo que estarei sempre à disposição, mas que por enquanto não precisam se preocupar em saber muito disso que é um assunto que deve ser tratado por adultos.

Confiança é isso. Você nunca saberá se ela existe se o momento não te convidar a testar. Ontem fizemos o teste. Somos uma família unida pelo coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário